Como fazer inbound marketing para contabilidade?

Atrair novos clientes é um objetivo cada vez mais desafiador para as empresas ou escritórios de contabilidade, já que esse é um ramo cada cuja competitividade se torna mais acirrada a cada dia. Mas você pode se diferenciar dos seus concorrentes ao aplicando o inbound marketing para contabilidade.

Essa não é uma estratégia simples, porém é bastante efetiva para maximizar os resultados do seu negócio. Se interessou? Então leia os tópicos abaixo para entender o que exatamente é inbound marketing e seu funcionamento, como aplicá-lo na prática e, no fim, a importância de investir em estratégias de marketing para seu negócio contábil. Boa leitura!

Qual é o conceito de inbound marketing e como ele funciona?

Também chamada de marketing de atração, trata-se de uma tática que se baseia na criação e compartilhamento de conteúdos direcionados a um público específico com o objetivo de conquistar seu interesse e confiança, fazendo com que seja criada uma relação duradoura e saudável com a lead (potencial cliente).

Na prática, são disponibilizados diversos materiais de cunho informativo e úteis aos usuários, eles se aproximarão e terão mais contato com a sua marca para obter esse conhecimento.

Isso permite que eles conheçam seus serviços, entendam sua importância, adquiram mais conhecimento na área, o que maximiza o engajamento, possibilita uma comunicação aberta, aumenta a taxa de fidelização e até mesmo faz com que os leitores se tornem promotores da marca.

No inbound marketing é o cliente que vai até a marca para em busca de soluções para seus problemas. Essa é uma ideia contrária do outbound marketing (práticas convencionais), em que a empresa vai atrás do cliente e expõe seus serviços por propagandas, banners, comerciais na TV, anúncios etc.

Como fazer o inbound marketing para contabilidade na prática?

É importante saber que essa estratégia utiliza majoritariamente canais tecnológicos para interagir e criar uma comunicação indireta com seus clientes, como blogs, redes sociais, e-mail e aplicativos, bem como tem o foco de envolver o cliente e entregar a ele um conteúdo relevante.

O marketing contábil deverá ser estruturado observando os princípios do inbound, veja como fazê-lo nos tópicos abaixo.

Conheça muito bem seu público

Primeiramente é crucial definir o seu público-alvo, conhecer seus perfis, desejos, necessidades e dores, assim você conseguirá alcançar o nicho certo do seu negócio.

Essas informações permitem que você consiga elaborar um conteúdo mais adequado ao seu público, tomar as medidas certas para atrair e fidelizá-lo. Para isso, você precisa coletar as seguintes informações dos clientes que deseja atrair:

  • idade, gênero e outras características pessoais;
  • profissão;
  • localização;
  • poder aquisitivo;
  • ramo de atuação;
  • desejos, problemas e comportamento;
  • entre outras informações.

Com esses dados em mãos você poderá elaborar uma buyer persona, que é a personificação do seu cliente ideal. Isso ajudará a direcionar melhor todas suas ações de marketing para contabilidade. Veja um exemplo prático da diferença entre os dois conceitos:

  • público-alvo: homens e mulheres, entre 25 e 35 anos, empresários, com renda média mensal de R$ 5 mil, precisam de suporte contábil para desenvolver seu negócio;
  • persona: Henrique, 30 anos, dono de um comércio, arca com tributos altos e tem problemas com o cumprimento das obrigações tributárias, o que impede o desenvolvimento do seu negócio.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um desdobramento do inbound, consistindo na construção de materiais a serem apresentados ao público no campo prática. A finalidade dessa estratégia é a de solucionar os problemas e dúvidas de seus clientes.

Para isso, você precisará criar um blog para a página do seu escritório em que publicará seus conteúdos. Cada uma das postagens deve ter boa legibilidade, escaneabilidade (permite leitura dinâmica) e ser direcionada a sua persona, incluindo a linguagem utilizada, tamanho do texto etc.

Também é possível transmitir as informações por meio de outros formatos, como:

  • eBooks;
  • infográficos;
  • vídeos;
  • webinars;
  • etc.

Estabeleça o funil de conversão

O funil de conversão — ou de vendas — consiste em três estágios que o cliente percorre até decidir pela contratação dos serviços do escritório, são eles:

  • atração: o cliente deseja entender mais sobre o assunto, sendo que as informações que ele deve consumir são basilares e educativos;
  • consideração: depois que o cliente tem conhecimentos básicos sobre o assunto, você indica soluções para seus problemas, demonstrando a importância da contabilidade;
  • decisão: por fim, serão apresentadas as razões ele deve optar pelos seus serviços.
    É importante adequar os textos públicos de acordo com essas fases, fazendo com que o cliente percorra do estágio de atração até a decisão.

Estude o SEO

SEO significa Search Engine Optimization e é um conjunto de técnicas que fazem com que o conteúdo publicado no seu blog tenha boas posições nas ferramentas de pesquisa (como Google e Bing). Isso faz com que o número de visitas seja multiplicado e aumenta a visibilidade da sua marca.

Há centenas de fatores que o Google analisa para definir a posição da sua página, algumas das mais relevantes são:

  • quantidade de links externos e internos que direcionam ao seu domínio;
  • alocação adequada de palavras-chave no conteúdo;
  • autoridade do domínio (quantidade e qualidade de links ao seu site);
  • atualização do conteúdo;
  • quanto tempo as pessoas passam navegando na sua página.

E-mail marketing

Diferente do que muitos acreditam, o email ainda é um meio de comunicação bastante utilizado pelos profissionais. De acordo com a Pew Research Center, 92% dos adultos utilizam o email e 61% o verificam todos os dias.

Por isso também é relevante que você interaja com seus clientes por esse canal. Para isso, elabore um fluxo de notícias que os atualiza sobre os novos conteúdos publicados no seu blog. Lembre-se de somente enviar os emails com a permissão dos clientes.

Qual é a importância de trabalhar o marketing na contabilidade?

O inbound marketing traz um amplo rol de benefícios à empresa contábil, como:

  • ciclo de vendas mais curto: reduz o tempo necessário para que o cliente contrate o serviço;
  • redução dos custos: essa é uma estratégia cujos custos são menores que outros;
  • mensuração de resultados em tempo real: graças à tecnologia, você conseguirá se inteirar dos resultados imediatamente;
  • maior ticket médio: os clientes se sentem mais confiáveis em contratar pacotes mais completos do negócio.

Apesar dos benefícios, essa é apenas uma das técnicas que podem ser utilizados pela contabilidade, ele pode ser usado conjuntamente com o marketing digital, outbound, patrocínios, marketing de relacionamento e muitas outras.

Ao aplicar a estratégia de inbound marketing para contabilidade, você conseguirá expandir a visibilidade, confiabilidade e autoridade do seu escritório tanto pessoalmente como pela internet, além de multiplicar sua clientela. Entretanto, essa é uma atividade complexa, sendo recomendável contratar serviços especializados para aplicá-la.

Fonte: Blog Fortes Tecnologia