Facebook apresenta um plugin do Messenger para ser usado como ferramenta de chat para sites

A nova aposta do Facebook promete facilitar o relacionamento entre usuários da rede social e empresas.

Se você possui uma fanpage para seu negócio provavelmente já interagiu com a audiência via Messenger, certo?

O Facebook é um canal de relacionamento muito usado pelos usuários e não pode ser deixado de lado por empresa nenhuma.

Essa prática não é nenhuma novidade, é algo bastante comum.

Mas pensando em melhorar o relacionamento entre fanpages e o público, o Facebook anunciou o lançamento de um plugin que faz a integração entre o seu site e a sua página na rede social.

Resumindo, isso vai possibilitar que as pessoas acessem o site de sua empresa e lá dentro entrem em contato via Facebook Messenger.

A novidade foi anunciada por Stan Chudnovsky, gerente de produtos do Messenger, no WebSummit, em Lisboa

Stan afirmou também que essa é uma das tantas mudanças que estarão disponíveis na atualização 2.2 do aplicativo, que amplia o foco nas ferramentas de negócios e atendimento ao cliente.

Como funciona o plugin de chat do Messenger?

O chat do Messenger não é exatamente um grande avanço de tecnologia no relacionamento entre empresas e clientes.

A forma de funcionamento não apresenta nenhuma novidade. Uma vez instalado no seu site, ficará visível no canto inferior direito um ícone de chat com uma mensagem que pode ser personalizada.

Ao clicar no ícone, há a opção de escrever para a empresa e também de ir direto para a fanpage.

A grande vantagem para as empresas é o número de usuários que o Messenger possui ativos – são 1,2 bilhão. E para o usuário, a vantagem é que a conversa pode ser retomada facilmente em qualquer dispositivo em que esteja instalado o Messenger.

Ou seja, a conversa pode começar no site da empresa e acabar no aplicativo do Messenger para celular. Uma comodidade a mais.

Além de chats, a plataforma também permite outras funções como bots e pagamentos.

A nova função está em fase beta e está sendo distribuída para um público limitado. Algumas empresas que estão testando a ferramenta são AdoreMe, Air France, Argos, Aviva, Bodeaz, Goibibo, Keto Mojo, KLM, Mermaid Pillow, Spoqa, Total Activation, Volaris e Zalando.

Está pensando em usar a novidade? Fique preparado para o lançamento e preencha este formulário. Não há uma data oficial para o lançamento, mas assim aparentemente você será avisado quando o plugin estiver disponível para seu negócio.

Lembrando que a interação com sua audiência no Facebook é apenas uma das várias ações que devem ser feitas para uma boa gestão de redes sociais.

Para saber mais, aproveite e confira o  eBook gratuito Introdução à Gestão de Redes Sociais. Leia para saber como definir uma estratégia para sua empresa e aprender a gerar resultados com as redes sociais.

 

Fonte: Blog Resultados Digitais