Mídia paga: por que investir?

Você já se perguntou o que significa – ou como é possível fazer – “patrocinado” no Instagram ou “anúncio” no Google? Divulgar os produtos ou serviços da sua empresa na internet, alcançando mais visibilidade e destaque, se tornou ainda mais fácil com o auxílio da mídia paga.

A mídia paga online é um serviço utilizado por muitos empreendedores, que desejam aumentar suas vendas com assertividade e eficácia.

Ferramenta conhecida como uma das estratégias de Inbound Marketing, a mídia paga pode ajudar você a alcançar o público almejado, se destacar perante à concorrência, garantir mais lucros e obter melhores resultados.

Para saber como fazer bom uso da mídia paga, aprimorando as estratégias e ações do seu negócio, é só prosseguir na leitura desse post e conferir as dicas que separamos para você. Vamos lá!

O que é mídia paga?

Por mais que divulgar o que a sua empresa oferece seja importante para impulsionar suas vendas, conquistar o seu público é ainda mais necessário para atrair e fidelizar clientes.

Com o avanço da tecnologia, da internet e das mídias sociais, as oportunidades de obter ótimos resultados com anúncios mais acessíveis aumentaram bastante.

Por meio da mídia paga, é possível fazer campanhas com vídeos, landing pages, imagens e materiais ricos e objetivos específicos, expandindo o reconhecimento da sua empresa e permitindo o acompanhamento de informações e métricas importantes.

Por que investir em mídia paga?

Se você já utiliza as redes sociais para divulgar a sua empresa ou conhece outros empreendedores que fazem isso, provavelmente, já ouviu falar sobre a dificuldade de alcançar o público com as publicações orgânicas. Isso porque há uma grande quantidade diária de informações e posts nas mídias, então o alcance orgânico tende a ser baixo na maioria das vezes. 

Uma ferramenta que pode ajudar suas publicações a aparecerem para mais pessoas e, principalmente, para os clientes ideais, é a mídia paga. Não é à toa que essa estratégia já é utilizada por muitos empreendedores.

E, para potencializar os resultados da mídia paga, é recomendável conhecer bem quem são os seus clientes, qual é a persona da sua empresa, os objetivos da sua estratégia e os estágios do funil de vendas a serem alcançados. 

Reunimos 5 motivos para você investir em mídia paga. Confira a seguir!

1.Aumento da visibilidade da sua organização

Como aumentar suas vendas sem atrair mais clientes? Ao investir em mídia paga, você consegue atrair e converter mais clientes, alcançando mais pessoas em seus diversos estágios da jornada de compra.

Além de ajudar a promover sua marca e aumentar o tráfego de clientes nas mídias da sua organização, a mídia paga também é uma ótima ferramenta para gerar leads qualificados, construir sua autoridade e aumentar a credibilidade da sua empresa.

2.Segmentação do público

Como foi falado anteriormente, conhecer os seus clientes é um dos primeiros passos para alcançar os objetivos almejados com as suas estratégias online. A mídia paga também contribui para que você consiga entender mais características sobre os perfis dos seus clientes, como faixa etária, localização e interesses

As mídias possuem segmentações diferentes, como uso de palavras-chave, seleção de preferências ou por cargos e segmentos, por exemplo. Assim, você pode identificar particularidades, segmentar o seu público e garantir mais assertividade nos próximos planejamentos.

3.Investimento mais acessível

A mídia paga não é apenas uma opção para quem tem muito dinheiro, mas para quem deseja investir aos poucos, começando com um baixo orçamento, e obter resultados melhores também.

Cada empresa possui objetivos específicos e, por meio da mídia paga, você pode fazer testes com valores diferentes para analisar as vantagens de cada um e os próximos investimentos a serem feitos.

4.Agilidade nos resultados

Diferentemente dos conteúdos orgânicos, a mídia paga normalmente gera resultados mais rápidos, a curto prazo, atraindo e convertendo leads com mais praticidade.

Além disso, a mídia paga oferece relatórios completos com informações fundamentais para otimizar suas estratégias, seus investimentos e suas futuras ações.

Ou seja, além de proporcionar melhores resultados em um menor período de tempo, a mídia paga permite a mensuração de diversos dados sobre a experiência do cliente e os processos que devem ser transformados.

5.Aumento de possibilidades para divulgar sua marca

Há diversas possibilidades para quem deseja investir em mídia paga, como Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e Google Adwords. Para escolher por qual rede começar, você pode pensar quais delas contam com a maior participação de seus clientes. Promover sua marca onde seus clientes estão presentes é uma ótima forma de obter um melhor retorno com a mídia paga.

Além de oferecer uma boa variedade de mídias diferentes para você apostar, também há diversos formatos a serem experimentados, ampliando as chances de se aproximar do seu público e converter mais leads ao longo do processo.

Como é possível perceber, a mídia paga funciona como um caminho para agilizar seus resultados, alcançar o seu público ideal, aumentar a visibilidade da sua empresa e divulgar seus produtos ou serviços com otimização de tempo de dinheiro.  

Ao investir em mídia paga e testar novos canais para impactar os seus clientes, você aumenta a sua presença online, garante informações relevantes sobre o seu público, tem mais controle de ações que podem ser feitas e adquire melhores resultados em suas campanhas.

Como otimizar os seus investimentos em mídia paga?

Para obter mais benefícios e otimizar o seu investimento em mídia paga, é importante seguir alguns passos, como:

  • pesquisar em quais mídias o seu público está mais presente;
  • estudar as diferentes possibilidades de mídia paga;
  • analisar o que os concorrentes da sua empresa estão fazendo;
  • identificar as necessidades e preferências dos seus clientes;
  • avaliar quais são os objetivos atuais do seu negócio;
  • testar diferentes campanhas;
  • analisar os dados obtidos;
  • avaliar o seu desempenho e rever o que foi planejado.

Para agilizar os resultados, aprimorar as suas estratégias de Inbound Marketing e alcançar os objetivos almejados para cada etapa da jornada de compra, a mídia paga é uma ótima escolha. Esperamos que esse post tenha ajudado você.

Aproveite para compartilhar esse conteúdo com outros empreendedores que você conhece e continue de olho em nosso blog para conferir mais dicas sobre empreendedorismo, gestão de negócios, finanças, tecnologia, dicas de marketing e vendas. Até a próxima!