Redes sociais: 3 ferramentas ideais para medir seus resultados!

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de se fazer a mensuração de resultados, que é bastante detalhada e precisa. Diferentemente da publicidade tradicional, onde se lida muito com estimativas e amostras, a atuação através das redes sociais pode fornecer dados exatos ao seu alcance. Basta usar as ferramentas certas.

Com o avanço contínuo da tecnologia e das tendências de marketing digital, hoje em dia é possível monitorar diversos aspectos da performance do seu trabalho online. Entre eles, a base de público, quais publicações têm mais e menos sucesso e de onde vem a maioria do seu tráfego.

Veja a seguir quais ferramentas utilizar para os vários tipos de mensuração de resultados que são possíveis na internet:

1 – MENSURAÇÃO DE RESULTADOS NAS REDES SOCIAIS

Plataformas como o Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outras, são excelentes para atingir o seu público com conteúdo. Mas é muito importante criar o hábito de realizar a mensuração de resultados nestes ambientes também, já que é a melhor forma de ter certeza se as suas iniciativas estão dando certo.

Redes como o Facebook, YouTube e LinkedIn, contam com uma sessão especial de métricas que reúne os principais dados de performance dos seus perfis e páginas. Mas você também pode contar com ferramentas que agregam informações da maioria das plataformas disponíveis, inclusive Twitter, Instagram e outras.

Um exemplo é o OpSocial, capaz de se conectar às maiores redes sociais da atualidade para entregar relatórios completos de performance. Outra possibilidade é o Quintly, que, além de agregar dados das suas redes, também pode acompanhar o crescimento dos seus concorrentes.

2 – MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM BLOGS

O Google Analytics é uma ferramenta bem poderosa que consegue, sozinha, fazer a mensuração de resultados dos seus sites e blogs em diversos aspectos. Depois de devidamente configurada, é capaz de monitorar a performance de cada página e saber bastante sobre as características e hábitos do seu público.

Com o Google Analytics, você também pode ter uma ideia melhor a respeito da influência que as redes sociais possuem no sucesso da sua página. Confira a sessão de links de referência e perceba que o sistema é capaz de informar quantos cliques do seu blog se originaram no Facebook, Twitter e demais redes sociais.

3 – MONITORAMENTO DE CONVERSAS E TENDÊNCIAS

A sua mensuração de resultados não deve ser somente voltada para os números das suas próprias redes sociais. O ambiente digital é um grande agregador de conversas de todos os tipos, e você deve monitorá-las para captar oportunidades e insights inéditos para o seu negócio.

Para fazer isso, você pode utilizar uma ferramenta como o Scup. Nele, você configura uma lista de palavras que ele deve buscar. Depois, é possível conferir diversos posts em redes sociais e blogs que as mencionam. Você pode monitorar o nome da sua empresa, de algum produto, ou até mesmo dos seus concorrentes.

Não esqueça que antes de começar o trabalho de mensuração de resultados, é preciso definir quais métricas você vai acompanhar — isso vai depender dos seus objetivos e estratégias — para a partir daí poder utilizar as ferramentas que se adequem à sua necessidade.

Você está pronto para mensurar os seus resultados? Lembre-se que isso deve ser feito de forma recorrente, de preferência de maneira mensal. Assim, é possível ter um acompanhamento com comparativos concretos.

Mensurar os dados das suas iniciativas de marketing digital é algo essencial para alavancar seu sucesso.

 

Fonte: Blog da Atratis