Aprenda a Realizar o Mapeamento de Competências em Sua Organização

Uma empresa precisa de profissionais de diversos perfis para, assim, ter uma equipe forte e pronta para trabalhar para alcançar todos os objetivos propostos pelo gestor. Por meio do mapeamento de competências é possível compreender quais são as competências técnicas e de comportamento ideais para cada cargo dentro da organização. Dessa forma, o processo de recrutamento acontece de forma muito mais eficaz. Continue acompanhando e saiba como realizar o mapeamento de competências no seu negócio para contratar as pessoas certas.

Como o Mapeamento de Competências Funciona?

Para contratar os melhores profissionais é fundamental saber quais são os perfis que a empresa precisa para cada função. Por meio do mapeamento de competências, o responsável pela gestão de pessoas e recursos humanos conseguirá traçar esses perfis, chegando a uma lista de habilidades técnicas e comportamentais que são desejáveis nos candidatos às vagas de cada setor.

Além de ser uma estratégia importante para o recrutamento, o mapeamento de competências é interessante, também, para que se defina os treinamentos que a empresa precisa investir. Muitas organizações gastam tempo e dinheiro investindo em cursos para desenvolver determinadas competências em seus colaboradores que não serão relevantes no dia a dia de trabalho.

Benefícios do Mapeamento de Competências

Os benefícios que uma empresa obtém ao realizar o mapeamento de competências são muitos. Veja quais são os principais:

Treinamento Mais Eficaz

Como disse anteriormente, ao saber as competências e habilidades necessárias para cada cargo é possível investir nos treinamentos certos, que irão desenvolver no colaborador aquilo que ele realmente precisa e que será importante para a função dele. Conhecimento é sempre bem-vindo, mas uma empresa precisa focar nas suas prioridades, afinal será necessário investir tempo e dinheiro nesses cursos e é fundamental ser estratégico.

Conhecer o Perfil de Cada Colaborador

Cada indivíduo tem suas características e sua personalidade, que é o que determina as atividades que ele poderá desempenhar com maior sucesso e aquelas que não se sairá tão bem. Tentar colocar um colaborador mais tímido em uma atividade em que é necessário ser extrovertido será extremamente desgastante, tanto para a empresa quanto para o profissional. É importante conhecer cada um e respeitar o seu perfil e, assim, destinar cada funcionário ao cargo que mais se encaixa com sua personalidade.

Otimização dos Processos do RH

Ao realizar o mapeamento de competências, o setor de recursos humanos da empresa poderá otimizar o seu trabalho. A seleção de candidatos às vagas, por exemplo, será focada no perfil ideal, o que irá facilitar a escolha. Além disso, as estratégias de desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores também poderão ser definidas com mais eficácia.

Promoções Mais Eficazes

Um problema bastante comum nas empresas são as promoções prematuras, que acontecem quando um colaborador é promovido sem estar realmente preparado para assumir a nova função. Sem o mapeamento de competências, a direção apenas irá se dar conta de que a decisão foi tomada de forma precipitada quando o profissional demonstrar o seu despreparo no dia a dia.

Quando o mapeamento é realizado, as chances de uma promoção prematura acontecer são bem menores, pois ele possibilita uma análise profunda do candidato. Assim, é possível identificar se ele realmente está pronto para assumir a nova empreitada e, se a resposta obtida for negativa, cabe à direção definir se irá investir em algum treinamento ou esperar que o colaborador adquira mais experiência.

Definição do CHA de Cada Cargo

A sigla CHA significa Conhecimentos, Habilidades e Atitudes e representa o conjunto de características que um profissional precisa ter para assumir determinado cargo em uma organização. Ao realizar o mapa de competências, é possível definir o CHA de cada um dos seus cargos e, assim, utilizar essa informação em processos seletivos e, também, para oferecer os treinamentos certos para os colaboradores já contratados e que precisam desenvolver alguma habilidade ou adquirir algum tipo de conhecimento.

Melhora nos Resultados

Em um time de futebol, as posições dos jogadores são definidas de acordo com suas características e habilidades, para que se consiga fazer mais gols e, ao mesmo tempo, impedir que o adversário também faça. Então, utiliza-se o melhor de cada indivíduo para se conseguir bons resultados. Em uma empresa deve acontecer da mesma forma, pois quando cada membro do time desempenha o papel para o qual melhor está preparado, as chances de se ter bons resultados são muito maiores.

Um dos principais benefícios de realizar o mapeamento de competências é extrair de cada profissional o que de melhor ele tem a oferecer, colocando cada um na posição certa, como em um time de futebol. A direção da empresa, juntamente com o setor de RH, deve atuar como o técnico, definindo de forma estratégica o papel que cada jogador deverá desempenhar.

Você já realizou o mapeamento de competências na sua empresa?

 

Fonte: Blog Marcus Marques