O Que é o Empowerment? Como Aplicar em Empresas

 

O modelo de gestão conhecido como Empowerment se tornou bastante conhecido entre os gestores, pelo fato de oferecer maior poder decisório para os colaboradores, que passam a ter mais autonomia. Trata-se de uma forma de fazer com que os funcionários se sintam parte integrante do negócio, pois somente quando se tem esse sentimento se oferece verdadeiramente o melhor de si para o crescimento do empreendimento.

Entenda o Que é Empowerment

O Empowerment é um modelo de gestão que se baseia em fazer com que os indivíduos liberem habilidades relevantes para a companhia como o reconhecimento de sua autonomia e capacidade para ter poder decisório. O método de trabalho proposto pelo modelo tem como base criar o que hoje em dia chamamos de empoderamento, isto é, a sensação de que se pode sempre fazer mais e melhor.

A construção desse ambiente na empresa faz com que os colaboradores passem a pensar de outra maneira, sentindo-se parte do processo e tendo uma relação mais saudável com a realização das suas tarefas. Quando se tem mais autonomia e reconhecimento de suas qualidades no trabalho, é mais fácil conseguir engajamento.

Empowerment Não Significa Delegar Tarefas

Antes de prosseguir explicando como o Empowerment pode ser aplicado na sua organização, devo dizer que esse método não está baseado na mera delegação de tarefas. Dar poder a alguém (empoderar) é mais do que organizar e distribuir tarefas que serão avaliados posteriormente.

O indivíduo que se vê devidamente valorizado tem uma relação mais estreita com as atividades que precisa desempenhar na companhia. O mais importante desse conceito é que os indivíduos se sintam integrados ao negócio. Os colaboradores se veem como fatores imprescindíveis para o sucesso da organização.Como Aplicar o Método Empowerment na Sua Empresa

Abaixo vou dar dicas práticas de como utilizar esse método na sua companhia para que seus colaboradores trabalhem com mais afinco e dedicação.

1 – Incentive o surgimento de ideias inovadoras

O primeiro ponto que deve ser pensado quando se trata de aplicar o Empowerment numa companhia é incentivar que os indivíduos que fazem parte do quadro de colaboradores tenham ideias inovadoras e empreendedoras. Por isso, o sentimento de que a empresa também é sua de alguma forma se mostra relevante. Uma maneira de dar esse incentivo é por meio de bonificação financeira para boas ideias ou mesmo participação dos lucros do que foi criado por algum tempo.

2 – Estude o perfil dos seus colaboradores

O gestor deve fazer um estudo prévio a respeito do perfil dos seus subordinados antes de fazer a distribuição das tarefas. Observe quais são as atividades que devem ser realizadas, encontrando, assim, os membros mais capacitados para realizar cada uma. Quando as pessoas trabalham em algo em que são boas e gostam tem muito mais chances de oferecer resultados satisfatórios.

3 – Qualificação

Uma companhia que segue o modelo de gestão Empowerment precisa investir na qualificação dos seus colaboradores. Ter programas internos que ajudem os funcionários a ampliar os seus horizontes por meio de cursos rápidos ou mesmo mais extensos, como uma segunda faculdade, além de contribuir para o bom desempenho da organização, também faz com que haja mais desejo do empregado de permanecer onde está.

4 – Demonstre que todas as funções são importantes

Alguns profissionais vão perdendo o seu brilho durante o cotidiano de trabalho pela ideia errônea de que sua função não impacta diretamente os bons resultados da organização. Como o Empowerment se baseia em empoderar os colaboradores aumentando, assim, o seu comprometimento com a instituição, é essencial que se realize um esforço na divulgação da importância do esforço de todos, independente do tamanho da função que é realizada.

5 – Trabalhe com estratégias de metas e objetivos

A motivação é essencial para que os colaboradores se sintam parte integrante dos resultados da companhia e uma forma de fazer isso com sucesso é traçar estratégias de metas e objetivos. Ao perceber que a equipe atingiu o que havia sido determinado, é essencial dizer isso a ela e criar novas metas e objetivos, o gestor deve engajar os seus colaboradores para que estejam sempre em busca de novos desafios.

Quais São as Vantagens de Adotar o Método de Empowerment?

Dentre as principais vantagens de utilizar esse método estão decisões que serão tomadas com mais rapidez (os funcionários se sentiram seguros para dar seus próprios passos), processos mais fáceis para a companhia cresça e o uso mais expressivo de planejamento. Pessoas felizes com o trabalho são funcionários mais produtivos e com mais para oferecer em termos de criatividade.

Quando uma organização passa a trabalhar com o Empowerment descobre que sempre contou com uma equipe criativa e preparada, no entanto, não sabia como direcionar esse potencial para a sua expansão. A autoestima do grupo aumenta com a sensação de que cada indivíduo pode muito mais do que está oferecendo.

Gostou de saber mais sobre o que é Empowerment? Deixe seu comentário contando a sua opinião.

Fonte: www.marcusmarques.com.br por Marcus Marques