Você sabe como se preparar para suas vendas de final de ano?

A partir do oitavo mês do ano, as empresas passam a se preparar para o gran finale das vendas: o Natal e o Ano Novo. Por isso, é hora de se organizar estrategicamente para investir na produção do final do ano, atendendo à forte demanda que caracteriza o período de festas, as férias escolares e ao pagamento do 13º salário.

Vale lembrar que a importância das datas mais festejadas do ano não se restringe apenas à chance de acabar com os estoques, mas também de ampliar o número de compradores. Os vendedores podem inclusive fidelizar clientes por meio de promoções e bonificações.

Apesar das grandes chances de fechar o ano com saldo positivo, é essencial que o empreendedor compreenda bem o momento crítico pelo qual o mercado econômico brasileiro está passando, e, para isso, faz-se necessário estar atento para a situação política e econômica do país, avaliando as possibilidades sem tirar os pés do chão.

Quais as melhores estratégias para vender bem no final do ano?

1) Pesquise antes de fazer pedidos aos fornecedores

Seja por meio da concorrência, pesquisa direta com o público-alvo, ou análise de histórico de vendas, é essencial que o empresário descubra qual produto ou serviço tem maior desempenho nas vendas de final de ano. A partir dos resultados da pesquisa, fica mais fácil investir de forma certeira nos pontos fortes da empresa.

2) Gerencie o estoque

Os indicadores de estoque, como ponto de pedido, tempo de reposição e número de produtos, por exemplo, são termômetros ideais para avaliar a gestão do negócio. A partir do balanço do estoque, é possível que o gestor envolva toda a equipe de funcionários na busca por melhores resultados. A dica é avaliar qual produto sai com mais facilidade e que tipo de promoção pode fazer um outro produto girar.

3) Treine bem a equipe de vendas

Investir no atendimento ao cliente é uma estratégia que garante bons resultados o ano todo, por isso, vale a pena capacitar a equipe para que todos os colaboradores saibam todas as informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

4) Agilize as operações da empresa

A correria do final de ano faz com que os clientes priorizem as compras em estabelecimentos ágeis. Pode ser uma boa ideia, portanto, redimensionar a loja para evitar as filas, conferir se as máquinas de cartão estão funcionando bem e investir na contratação de funcionários extras bem preparados.

5) Ouse nas promoções

As promoções contribuem muito para o aumento do ticket médio do consumidor e o final do ano é a melhor época para ser criativo neste sentido. Avalie as possibilidades e proponha promoções interessantes aos clientes.

Consequentemente, para que seu negócio consiga atender à alta demanda de fim de ano, é preciso ter certos cuidados: manter bons fornecedores, ter um estoque bem gerenciado, promoções que impulsionem e promovam as vendas através de uma equipe qualificada em uma estrutura capaz de atender com efetividade e excelência.

 

Fonte: Blog Serasa Experian