Dicas sobre Cibersegurança para você aprender a proteger a sua empresa

Proteger os dados dos seus clientes e da sua empresa é cada vez mais necessário. Hoje é possível contar com algumas ferramentas para enfrentar ameaças com mais facilidade. Saiba como utilizar a cibersegurança em seu negócio!

Diante dos avanços da transformação digital, é possível perceber diversas mudanças não apenas no cotidiano e na economia, mas também no comportamento de consumo e venda das pessoas. Apesar de novas tecnologias favorecerem a eficácia dos processos empresariais, é preciso ficar de olho na proteção de dados.

O comércio eletrônico tem crescido bastante e, desde o início da pandemia de Covid-19, as vendas online passaram a se solidificar em território nacional, de acordo com uma pesquisa realizada pela Visa.

Devido às mudanças rápidas que várias empresas tiveram que efetuar para se adaptar às transformações tecnológicas e necessidades dos clientes, o número de tentativas de ataques virtuais também aumentou bastante: 70% das organizações observaram casos de ameaças em seus sistemas.

Tendo em vista essa situação, além das normas da LGPD, a consciência sobre as ameaças cibernéticas tem crescido nos últimos anos e, por isso, muitos empreendedores já entendem a necessidade de investir em cibersegurança. 

Pensando em ajudar você a evitar riscos, reunimos as principais dicas para proteger a sua empresa. Confira a seguir!

Utilize o online banking

Gerenciar as finanças da sua organização de forma online é mais seguro, prático e eficiente. Essa é uma das principais recomendações para quem deseja manter o dinheiro da empresa seguro. Ah, e vale ressaltar também a importância de separar a conta privada da empresarial para aumentar ainda mais a proteção.

Crie senhas exclusivas para as contas empresariais

Tenha cuidado ao fazer suas senhas. É preciso que elas sejam diferentes para cada conta empresarial, e que contenham números, letras maiúsculas e minúsculas, a fim de serem mais fortes.

Outra dica para proteger suas contas é escolher a opção de dois fatores de autenticação. Essa é uma medida de segurança extra, que visa enviar um código via celular ou e-mail para reduzir ainda mais quaisquer riscos.

Tenha cuidado com as redes Wi-Fi públicas

Se possível, evite usar redes Wi-Fi públicas quando for utilizar contas ligadas à sua empresa, a fim de não ter o risco de expor dados a atividades criminosas.

Não abra e-mails suspeitos

Já recebeu algum e-mail de uma conta suspeita? Tenha cuidado e opte por não abrir esses e-mails forjados, que podem acessar os dados da sua conta do banco ou solicitar o envio de informações do seu negócio.

Invista em treinamentos de cibersegurança

Vale a pena oferecer treinamentos em cibersegurança para o time da sua empresa, com o objetivo de fazer com que os funcionários fiquem cada vez mais treinados para detectar possíveis ameaças ou roubos de dados.

Faça backup dos dados da empresa

Além de utilizar a nuvem para armazenar informações e arquivos, é indicado fazer backup de dados regularmente em todos os computadores de forma automática a cada semana.

Habilite o firewall do sistema operacional

Ao habilitar o firewall, é possível impedir que os dados da sua empresa sejam acessados por pessoas de fora. Caso a sua equipe trabalhe de forma remota, é válido verificar se os computadores delas também estão protegidos por um firewall.

Essas são algumas das principais dicas para utilizar a cibersegurança a favor da sua empresa. Quais delas você já aplica no dia a dia do seu negócio?

Continue acessando o nosso blog para saber mais sobre empreendedorismo, tecnologia, vendas e marketing.