Vendas de final de ano: quais cuidados tomar na hora de vender a prazo?

Toda empresa possui metas de vendas que precisam ser alcançadas para manter um ritmo de crescimento equilibrado e saudável. Entretanto, o sucesso nos negócios não está relacionado apenas ao volume de vendas registrado em determinado período de tempo. Não adianta fechar muitos negócios se os clientes não cumprirem com os pagamentos, correto?

É por isso que o processo de vendas deve ser acompanhado de estratégias de organização e planejamento para vender com mais segurança e reduzir riscos de inadimplência.

Essa atenção com as vendas deve ser redobrada no segundo semestre do ano: a Black Friday e as comemorações de fim de ano são ótimos períodos para o mercado, porém, ao aumentarem muito o volume de vendas, os empresários passam a ter mais dúvidas sobre a capacidade de pagamento dos clientes e o limite de crédito concedido a eles. Se a sua empresa tem essa preocupação, acompanhe a seguir algumas dicas que separamos para ajudar você a colocar o poder dos dados nas suas mãos para que possa fazer mais e melhores negócios.

Aposte na análise de crédito detalhada

Mesmo com a agitação do final de ano, consultar o CPF e CNPJ dos clientes é um dos principais pontos de atenção antes de vender a prazo. A dica é não se basear apenas nas compras e nos pagamentos que o cliente fez com a sua empresa, mas também pesquisar o histórico de suas transações financeiras no mercado, procurando por qualquer tipo de irregularidade, pois ele pode, por exemplo, estar em dia com você, mas devendo para outras empresas, o que aumenta o risco de ele não pagar pelo que está comprando da sua empresa.

Resguarde-se antes de oferecer um limite de crédito alto a novos clientes

Mesmo consultando o histórico do cliente e verificando que ele está em dia com seus pagamentos no mercado, ainda que você tenha garantias suficientes de que ele seja um bom pagador, é necessário ter cautela antes de liberar um limite de comprar alto nas primeiras experiências de compra. O ideal é que essa linha de crédito vá aumentando à medida que a relação comercial se solidifique.

Solicite referências de outras empresas

Muitas vezes, mesmo após a análise detalhada da situação financeira do cliente, ainda restam dúvidas sobre como e quanto vender para ele, especialmente se o valor agregado do produto ou serviço for alto ou se o pagamento for em muitas parcelas. Nesses casos, é interessante solicitar referências de outras empresas com as quais o cliente se relacionou. Essas indicações comerciais são valiosas e podem apoiara tomada de decisão.

Caso identifique um risco muito alto, não venda

Como já mencionamos no início, o sucesso de um negócio não está diretamente relacionado ao volume de vendas. Sem bons pagadores, o capital de giro é comprometido e os resultados da empresa é prejudicado. Portanto, muitas vezes é mais vantajoso recusar uma venda a um cliente com um histórico negativo do que efetuar uma venda que traz um alto risco de inadimplência e trará problemas no futuro, aumentando os gastos da sua empresa com cobranças.

O fim do ano representa uma excelente oportunidade para aumentar as vendas. Entretanto, é necessário ter garantias de que elas resultarão efetivamente em retorno financeiro. Dessa maneira, é importante focar na análise de clientes e garantir vendas mais saudáveis e seguras, especialmente com a agitação do comércio nesse período do ano.

 

Fonte: Blog Serasa Experian