10 dicas para melhorar suas técnicas de negociação

Uma delas é estar pronto para fracassar com o mesmo ímpeto com o qual espera atingir o sucesso.

A arte de negociar não é fácil e para ajudar a melhorar suas habilidades nessa área, veja orientações de Ricardo Bellino, considerado um mestre na área.

Em seu currículo estão experiências de negociação com o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ele adianta que, para ter sucesso, é preciso um pouco de CDP (cara de pau), se preparar bastante e acreditar naquilo que você está negociando.

Confira abaixo as 10 dicas:

– Preocupe-se mais em entender “com quem” você vai falar e menos com “o que” vai falar e alinhe expectativas na largada: uma negociação bem-sucedida deve ser tratada como um acordo pré-nupcial, aonde todas as expectativas e regras estão definidas.

– Prepare-se para o imprevisível, como por exemplo ter que vender a sua ideia em apenas 3 minutos: pratique a apresentação em menos de cinco minutos. Pratique a sua introdução em menos de três minutos. Você descobrirá que você pode ser um editor eficaz cortando tudo o que não é absolutamente necessário. Sua audiência, ou seus superiores, agradecerão sua capacidade de destilar a essência para eles.

– Nunca se deixe intimidar pelo poder ou arrogância de seu interlocutor: não perca o seu foco, caso contrário você perderá tempo na apresentação e cometerá erros desnecessários.

– Demonstre pelo seu entusiasmo que você é a pessoa certa para aquela oportunidade: mostre ao seu interlocutor o motivo para você ser a melhor pessoa para o trabalho e por que merece ele. Compartilhe suas experiências que justamente mostram o por que você é ideal para o negócio.

– Não terceirize a entrega de suas promessas e muito menos de desculpas por não as tê-las cumprido: terceirizar mostra falta de comprometimento e também a falta de responsabilidade já que a que você transfere “a responsabilidade dos compromissos assumidos para outras pessoas, como forma de se blindar do não cumprimento. Mas conhecido como ‘cover ass policy’”. Não peça desculpas, assuma o erro e se possível corrija ele.

– Seja leal aos seus parceiros: mesmo quando o mundo inteiro jogue pedras nele e tente convencê-lo de que ele é um louco.

– Ninguém transforma sonhos em projetos sozinho (e não ao contrário): a fórmula para uma negociação de sucesso está baseada na seguinte equação aonde 1+1 é mais do que 2. Peça ajuda no começo para tirar a ideia do papel, assim você terá suporte e mais de uma visão sobre o que está tentando criar.

– Esteja pronto para fracassar com o mesmo ímpeto com o qual espera atingir o sucesso. Acredite, você vai errar muitas vezes antes de acertar: você irá ouvir muitos “nãos” ao longo do caminho, mas não desista! Use eles para melhorar e corrigir os erros apontados, quanto mais preparado, melhor o resultado.

– Nunca pergunte aos seus melhores amigos o que eles acham de suas ideias e projetos: por que? Simples! Eles certamente dirão que você está louco e irão tentar convencê-lo a qualquer preço de que nunca dará certo. Se quiser perguntar a alguém, pergunte aos seus inimigos, que certamente te desafiarão a tornar o projeto real.

– Acredite que o impossível é apenas tudo aquilo que alguém ainda não tentou com suficiente perseverança!: o impossível é 99% suor e 1% inspiração, ele só depende da sua vontade e paixão pelo projeto. Em resumo, se você não querer o projeto não sairá do papel.

 

Fonte: Supermercado Moderno