Como se preparar para 2018 com a retomada da economia no fim do ano?

O ano de 2017 provou ser bastante turbulento, especialmente na economia, deixando muitas empresas inseguras sobre resultados e planos para 2018. Os últimos meses, porém, já se apresentam como uma luz no fim do túnel, trazendo perspectivas mais otimistas e encorajadoras, uma vez que os números apontam para uma retomada da economia e um Natal mais positivo.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a continuidade da queda da inflação e das taxas de juros, aliada ao cenário benigno da conjuntura internacional, impulsionaram a atividade econômica brasileira ao longo do terceiro trimestre deste ano.

O comércio, por exemplo, começa a se reaquecer: o Indicador de Atividade do Comércio mostrou que o movimento dos consumidores nas lojas registrou, em outubro/17, alta de 0,8% perante setembro/17. Se comparado ao mesmo mês do ano passado, a alta é de 6,5%.

A demanda por crédito também cresceu

Já o Indicador da Demanda do Consumidor por Crédito também apontou que a quantidade de pessoas que buscou crédito em setembro de 2017 cresceu 6,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior (setembro/16); 6,9% se comparado ao mês anterior (agosto/17).

Expectativas e planejamento

Todos esses indicadores mostram que há grandes chances de as empresas terem um Natal no azul neste ano.

Ainda em 2017, dá para aproveitar a chegada do 13° para lembrar seus clientes sobre a possibilidade de pagar e renegociar dívidas. Para aqueles clientes que estão com as contas em dia, o momento é de apresentar ofertas especiais de fim de ano.

A época também é propícia para se preparar para o próximo período. Um novo ano começa e algumas dicas são importantes para entrar em 2018 com o pé direito:

– Reserve um tempo para pensar em como atingir novos clientes — quem sabe usando uma pesquisa segmentada para saber que públicos você ainda pode alcançar?;

– Aprenda como se prevenir contra problemas com fornecedores — antigos e novos – com os quais você pretende trabalhar em 2018;

– Prepare seu calendário e planeje-se para as datas comemorativas que estão por vir.

 

Fonte: Blog Serasa Experian