06 Dicas Para Evitar Distrações e Ser Mais Produtivo no Home Office

O trabalho home office tem crescido na preferência dos profissionais que observam a possibilidade de se tornarem mais produtivos realizando suas atividades em casa. Porém, nem todo mundo consegue se adaptar à liberdade de ter o escritório em seu lar. Manter-se disciplinado e concentrado nas suas tarefas profissionais pode ser mais complicado num ambiente que oferece uma série de estímulos.

Home office – Um Sonho Possível

O trabalho em casa é o sonho de boa parte dos profissionais brasileiros, porém, é fundamental estar preparado para assumir a responsabilidade de se autopoliciar. A procrastinação é a principal barreira para que o home office dê certo e faça parte da vida de mais pessoas. Saber se organizar e compreender que é importante ter regras pré-estabelecidas ajuda a tornar o seu trabalho mais eficiente em casa.

Dicas de Como Fugir das Distrações e Ser Mais Produtivo no Home Office

Abaixo listei 06 dicas de como você pode se tornar mais produtivo trabalhando em casa, preparado?

Dica 01 – Tenha um horário de expediente

Grande parte das pessoas que deseja aderir ao home office quer deixar de ter que cumprir horários, porém, não se pode esquecer que ainda terá compromissos de trabalho, como fazer as entregas dentro dos prazos combinados com os clientes. É possível chegar a um meio termo nessa questão.

Quem prefere trabalhar a noite pode determinar que seu “expediente” será nesse período, contudo, se algum dia decidir mudar seu horário por conta de um compromisso, deve fazer um planejamento antecipado de como alocar as horas perdidas em outros dias, no período da manhã ou da tarde do mesmo dia. Não há o compromisso de bater o cartão, mas é essencial definir um período para se dedicar somente ao trabalho.

Dica 02 – Estabeleça um ambiente de trabalho

Quem opta por realizar seu trabalho em casa está suscetível a todo tipo de distrações como, por exemplo, convivência com outras pessoas e ambientes em que não haja concentração. No caso de quem divide a casa com outros indivíduos, é importante explicar para elas que o silêncio é primordial para que suas tarefas sejam realizadas.

Quanto ao ambiente, minha sugestão é separar um espaço da casa para montar seu escritório. Não precisa ser um cômodo inteiro, apenas definir um espaço em que esteja a sua mesa e seu material de trabalho. O ideal é não se sentir em casa no local em que você está trabalhando.

Dica 03 – Mantenha o celular sempre no silencioso

Boa parte das empresas tem regras rígidas quanto ao uso de celular, proibindo seus funcionários de ficar nas redes sociais e aplicativos durante o expediente. Não é porque você trabalha em casa que deve fugir dessas condições. Mantenha seu celular sempre no silencioso para que as notificações do WhatsApp ou Messenger não tirem sua atenção da tarefa a ser realizada.

No caso de quem não consegue passar todo o expediente sem conferir as mensagens sociais, indico que estabeleça 5 minutos entre uma tarefa e outra. Jamais pare uma tarefa no meio para fazer a verificação. Você pode definir a visualização de mensagens como uma recompensa pelo o que conseguiu concluir.

Dica 04 – Não faça tarefas de casa enquanto trabalha

Um dos maiores erros que os adeptos do home office podem cometer é misturar os momentos de trabalho com os cuidados de casa. Não se deve parar uma tarefa importante para correr e lavar a louça ou, então, deixar um bolo no forno enquanto responde e-mails.

Separe bem as coisas, enquanto está trabalhando você não faz nada da casa e enquanto está realizando tarefas domésticas fica longe do computador. Aproveito, ainda, para recomendar que você jamais faça suas refeições na mesa de trabalho respondendo mensagens profissionais, além de não ser bom para a saúde desfoca seu cérebro de que você está realmente trabalhando.

Dica 05 – Crie uma lista de tarefas todos os dias

Algumas pessoas têm problemas de produtividade no home office porque não conseguem se organizar para resolver todas as questões profissionais. Uma excelente dica é criar uma lista para cada dia, com todas as tarefas que devem ser realizadas e, conforme for conseguindo concluí-las, basta riscá-las.

A sensação de vitória ao riscar uma tarefa é tão boa que funciona como incentivo para fazer mais. Você pode fazer a sua lista à noite, pensando no dia seguinte ou no começo do horário de trabalho. Pode funcionar fazer uma lista semanal também. Quem não gosta de papel e caneta pode usar o bloco de notas do computador.

Dica 06 – Seja livre de vez em quando

Viver amarrado em regras institucionais pode fazer com que você se questione se está mesmo aproveitando o sistema home office e, por isso mesmo, a última dica que te darei é não seguir as regras de vez em quando. Tem momentos em que pode ser muito bom para se tornar mais produtivo tirar uma folga no meio da semana ou encerrar o expediente mais cedo.

Obviamente, esses momentos devem ser exceções e os seus clientes devem estar avisados que você estará ausente. Quando você planeja essas pequenas “loucuras” pode usar a flexibilidade do trabalho em casa de uma forma muito positiva. A felicidade profissional também é importante.

 

Fonte: Blog Marcus Marques