5 dicas para reduzir os custos de energia elétrica

Os custos de energia elétrica costumam ser os segundo maiores de uma empresa, normalmente ficando atrás apenas dos salários da equipe. Saber como desperdiçar menos eletricidade e realizar processos mais eficientes do ponto de vista energético pode ser uma forma de economizar.

Com pequenos gestos e com a ajuda da tecnologia é possível reduzir bastante os gastos com eletricidade em uma empresa. Essa redução no consumo pode ser revertida em mais investimentos ou na redução de preços dos produtos e serviços oferecidos, resultando em uma vantagem competitiva significativa.

Neste post selecionamos 5 dicas para você reduzir os custos de energia elétrica na sua empresa. Confira!

1. Comece a economia pela infraestrutura

Uma infraestrutura elétrica mal-dimensionada ou sem a devida manutenção pode causar prejuízos. Um cabo inadequado para os aparelhos conectados nele poderá super aquecer e gerar perda de energia pelo efeito Joule.

Se ainda estiver instalando uma infraestrutura elétrica no seu ambiente, evite emendas ao máximo e dimensione o sistema corretamente. Contrate um eletricista para verificar se não existe energia sendo desperdiçada (fuga de energia).

2. Tenha equipamentos eficientes do ponto de vista energético

A tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos e versões modernas de equipamentos costumam ser mais eficientes do ponto de vista energético. Um exemplo doméstico disso são as geladeiras que consomem hoje apenas uma fração do que era exigido 20 anos atrás.

Portanto, para economizar energia certifique-se de que os equipamentos utilizados na sua empresa são eficientes em relação às versões mais atuais deles disponíveis no mercado.

3. Utilize iluminação inteligente para reduzir custos

Para amenizar gastos de energia com iluminação no trabalho é possível ir para três frentes de atuação. Na primeira delas, invista em sensores de presença e temporizadores para que algumas luzes só sejam acesas quando alguém estiver no ambiente.

Se por alguma razão for obrigatório que a luz de um local fique acesa, instale equipamentos que controlem o período do dia em que elas estarão ligadas, como só à noite ou apenas durante o turno de trabalho.

Invista em luzes de LED, pois são bem mais eficientes e se pagam em pouco tempo de utilização. Além disso, duram bem mais tempo que outras alternativas.

Por fim, conte com o treinamento dos colaboradores para uma utilização mais consciente da iluminação evitando desperdícios.

4. Aproveite a luz do dia

Outra forma de minimizar gastos com a iluminação é aproveitando a luz do dia no ambiente. Se possível, faça com que a maior parte do horário de trabalho seja enquanto ainda há sol e evite que todas as luzes sejam ligadas.

Tenha janelas grandes que aproveitem a entrada de luz solar, mas lembre-se de colocar proteções nelas para que apenas a iluminação indireta entre — e não o calor, que poderia resultar em gastos elevados de energia com ar-condicionados.

5. Regule o uso do ar-condicionado

Hoje, um dos principais vilões da conta de luz é o ar-condicionado. Muitas vezes ele é necessário em um ambiente — inclusive para que equipamentos operem em uma temperatura ideal —, mas é possível minimizar o consumo de energia com esse aparelho.

Se possível, tenha um local de trabalho fresco e arejado, que reduza pelo menos a potência utilizada no ar-condicionado. Dimensione bem os sistemas para que não haja sobrecarga e faça o revestimento térmico dos escritórios para evitar que eles esquentem muito durante as épocas de calor.

 

Fonte: Compras Direto de Fábrica