Black Friday: 2017 promete crescimento de vendas

Novembro é um dos meses mais aguardados do ano por consumidores e lojistas. Isso porque nesse mês acontece a Black Friday, o dia em que milhares de lojas fazem grandes promoções e aplicam descontos únicos em produtos muito desejados.

Com origem norte-americana, a Black Friday acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, entretanto, apesar da data ter surgido nos Estados Unidos, ganhou força em outros países, especialmente aqui no Brasil.

Por aqui, a primeira onda das super ofertas aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e, curiosamente, as promoções foram feitas totalmente online, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional. A segunda edição brasileira aconteceu em 25 de novembro de 2011 e rendeu o impressionante faturamento de 100 milhões de reais para o e-commerce verde e amarelo segundo a empresa de consultoria E-Bit¹.

A terceira Black Friday ocorreu no dia 23 de novembro de 2012 com a adesão de mais de 300 lojas virtuais e contou, pela primeira vez, com a participação de lojas físicas de decoração. Já no ano de 2013, a Black Friday brasileira conquistou um novo recorde de vendas: o lucro comercial foi de 770 milhões de reais segundo o E-Bit².

Os produtos mais comprados na data são os tecnológicos, especialmente televisores, computadores e smartphones. Entretanto, com a popularidade da data, muitos outros produtos e serviços entraram na onda das promoções nos anos seguintes, como cosméticos, alimentos, e bens de consumo duráveis, como carros e imóveis.

A Black Friday não possui uma organização centralizada ou uma regulamentação própria, ou seja, qualquer empresa que deseje participar da data criando promoções pode fazê-lo. A data não mais concentra apenas empresas virtuais e tem se tornado cada vez mais comum que empresas físicas também participem da celebração.

Entretanto, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) criou um comitê especial para regulamentar a data. As organizações participantes devem se cadastrar para receberem um selo especial chamado Black Friday Legal e seguirem os Termos de Uso e Conduta³. Às empresas participantes do programa, a camara-e.net também capacita as lojas virtuais para que possam se preparar melhor para a data promocional.

Por que participar da Black Friday?

Apesar de, infelizmente, acontecerem promoções enganosas, o evento continua atraindo muitos consumidores, sendo um momento muito importante para empresas que desejam criar a demanda, via descontos e promoções, para produtos que estão parados em estoque e aumentar as vendas antes das festas de final de ano. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google no Brasil⁴, em 2017 a expectativa é que as vendas cresçam de 15 a 20 por cento em relação ao ano anterior, movimentando 2,2 bilhões de reais durante a data. O equivalente a 4% de toda a arrecadação anual no setor de e-commerce (R$51,8 bilhões).

Outro dado interessante da pesquisa revela que 61% das pessoas tinham intenção de compra durante a Black Friday em 2016. Para este ano, esse percentual chegou a 68%! Além disso, a data espera atrair 370 mil novos clientes que nunca realizaram compras online. Por isso, vale a pena investir no planejamento para que sua empresa não fique de fora da próxima Black Friday!

 

Fonte: Blog Serasa Experian