Como manter bons fornecedores garante mais sucesso ao seu negócio

Seja na indústria ou seja no comércio, prezar pelo bom relacionamento entre clientes e fornecedores é essencial para o sucesso de qualquer empresa. No caso dos pequenos empreendimentos e dos negócios incipientes, proteger essas relações é ainda mais importante para a fidelização do público-alvo e para a consagração da empresa no mercado.

Bom atendimento, agilidade na venda, promoções interessantes e qualidade do produto e serviço oferecido são alguns dos fatores que impulsionam as vendas tanto de franquias consagradas, quanto de jovens empresas. Entretanto, poucos empreendedores possuem um método específico para lidar com os fornecedores, o braço direito da cadeia dos negócios.

Um equívoco bastante comum é apostar na negociação com fornecedores que ofereçam os menores preços do mercado. É importante estar atento, já que baixo custo não é sinônimo de competência. Então o barato sai caro: atraso na entrega dos pedidos, produtos enviados com defeito ou com prazo de validade vencido etc. Portanto, antes de avaliar os preços é fundamental que o empreendedor procure um fornecedor que esteja alinhado institucionalmente ao negócio, ou seja, que compartilhe de valores semelhantes aos da empresa e que opere com a devida seriedade.

Acompanhe abaixo algumas dicas básicas para te ajudar a escolher ou a consolidar a relação da sua empresa com os fornecedores.

1. Mantenha todos os processos entre as empresas alinhados

Compartilhar uma planilha que lista as demandas e estabelece prazos de entrega com o fornecedor é uma ótima estratégia para estabelecer uma relação duradoura e vantajosa entre ambas as partes. Uma vez definida a base da negociação com o fornecedor, manter os pedidos sempre atualizados cria padrões e facilita o reabastecimento dentro do prazo.

2. Fique de olho na logística

Sempre considere problemas na entrega das encomendas. Vale lembrar que imprevistos acontecem e que com um bom planejamento é possível reduzir as consequências do atraso.

3. Pense bem antes de fechar contrato com um único fornecedor

A política de preços pré-definidos pelos grandes fornecedores é bastante comum, mas não raro os preços atrativos exigem uma fidelização do empresário, ou seja, um acordo que prioriza o abastecimento exclusivo com aquele fornecedor. Lidar com mais de um fornecedor é trabalhoso, mas pode ser financeiramente vantajoso para seu negócio (ao oferecer uma variedade maior de opções aos clientes).

4. Faça uma boa pesquisa antes de contratar um fornecedor estrangeiro

É muito importante que o empresário busque referências a avalie a opinião de outras empresas sobre um fornecedor. Caso o gerente dos negócios chegue à conclusão de que vale a pena contratar um fornecedor do exterior, é preciso considerar a complexidade das relações de importação de produtos para o Brasil. São inúmeras burocracias e normas fiscais que podem complicar o abastecimento do negócio.

Uma outra opção para se dar bem com os fornecedores é apostar na consultoria e no monitoramento de empresas especializadas.

Fonte: Blog Serasa Experian