Gestão de Pessoas: como desenvolver talentos e crescer sua empresa

A gestão de pessoas em uma empresa pode ser bem mais complicado do que se imagina, principalmente quando a missão é desenvolver talentos. Esse é um trabalho diário que proporciona alguns desafios na área.

Lidar com os colaboradores já é algo complexo. Diferente do que acontece com computadores, as questões não podem ser resolvidas de maneira simplesmente racional, é preciso considerar o lado emocional.

Nessa lógica, torna-se fundamental se preocupar com as necessidades de cada colaborador e saber colocá-las em função dos objetivos da empresa.

Fazer com que esses colaboradores se desenvolvam dentro da organização traz inúmeros benefícios, inclusive nos resultados financeiros, já que o turn over diminuirá e você terá mais profissionais engajados e com ótima produtividade no seu quadro de funcionários.

Como desenvolver talentos e retê-los?

Perder talentos é um problema para qualquer organização. Há casos em que determinado setor da companhia depende da atuação de um determinado colaborador e uma oferta de trabalho mais vantajosa para ele pode colocar tudo a perder.

O plano de carreira é um dos aspectos mais relevantes para as empresas, atualmente. Trata-se de um programa criado para facilitar o crescimento do funcionário dentro da companhia, pois aponta as competências exigidas para cada cargo e o que a empresa espera de quem ocupa uma função específica.

Além do plano de carreira existem outras estratégias que podem ser utilizadas, o importante é fazer com que elas façam parte da rotina da empresa. Com isso, você passa a ter maiores condições para formar novos quadros de liderança dentro do empreendimento e proporcionar aos colaboradores posições estratégicas na companhia.

Avaliação do Desempenho e Desenvolvimento

É preciso pensar em formas para melhorar o ambiente de trabalho dentro da empresa.

Mesmo quando o resultado não tem sido o esperado, uma boa gestão apresenta alternativas para evitar trocas desnecessárias dentro do quadro de funcionários.

O caminho pode ser a avaliação de desempenho. É por meio dela que o gestor pode avaliar o comportamento de um colaborador ou da equipe durante um determinado período de tempo.

Através do resultado das avaliações é possível identificar um comportamento inadequado e criar ações de correção. Essas ações podem ser feitas em três passos básicos:

  • Apreciação diária do comportamento do funcionário;
  • Identificação de problemas;
  • Realização de entrevistas periódicas.

A ideia do procedimento é encontrar no funcionário justamente aquilo que ele pode oferecer de positivo para a empresa, para que, por meio de orientação, a companhia consiga aperfeiçoar seu desempenho.

 

Fonte: Blog Fortes Tecnologia