Ferramentas disponíveis atualmente oferecem soluções que não dependem de implementação pela área de TI
Investir em ferramentas que auxiliem na gestão de processos ajuda empresas a reduzir custos, elevar produtividade e melhorar atendimento e qualidade dos serviços oferecidos. Hoje, já há no mercado ferramentas capazes de contribuir para a organização e estruturação de empresas, orquestrando e aplicando rapidamente novos processos sem depender da área de TI para a implementá-los.
É o caso da Pipefy, startup de gerenciamento de processos eficientes, cuja plataforma foi projetada exatamente para oferecer essas ferramentas e facilitar o processo lento, caro e muitas vezes incômodo enfrentado por muitos gestores. A solução possui uma interface intuitiva e fácil de usar, além de modelos de processos específicos para diferentes departamentos que permitem modelar e rodar novos processos em pouco tempo.
Com a plataforma, novos processos operacionais para departamentos como serviço ao consumidor, RH, financeiro, marketing e vendas podem ser postos em prática dentro de horas ou dias, sem entraves de TI, otimizando os processos e aumentando a produtividade das empresas. A empresa foi fundada em 2015 pelo curitibano Alessio Alionço, e já atende cerca de oito mil empresas em 150 países.
Alionço listou quatro motivos para ajudá-lo a entender a importância de investir em gestão de processos na sua empresa. Confira:
1. Aumento de competividade
As empresas estão sob constante pressão por eficiência devido à grande concorrência. Nesse cenário, é importante que elas sigam linhas estratégicas eficientes para aumentar o faturamento ou reduzir custos, por exemplo, e se tornarem mais competitivas em comparação aos demais concorrentes do mercado.
2. Redução de custos
Trabalhar a melhoria de um processo, como o de redução de custos de uma empresa, impacta diretamente no resultado do negócio. As empresas que conseguem conter gastos e elevar margem ganham muita competitividade no mercado. Uma forma de economizar com gerenciamento de processos é investir em uma ferramenta que ofereça soluções de gestão de processos sem a necessidade de acionar o setor de TI, o que acabaria encarecendo a implementação. O empreendedor paga uma valor mensal pela utilização da ferramenta e, assim, não precisa de servidores ou técnicos alocados na empresa.
3. Melhoria dos serviços
Com a implementação de gerenciamento de processos, as empresas têm a oportunidade de aprimorar o tempo de execução e entrega de seus serviços. Além disso, a estruturação de procedimentos permite uma entrega mais uniforme ao torná-la menos sujeita a variações e garante a qualidade da ação independentemente de quem esteja encarregado dela.
4. Avanços tecnológicos
A tendência do mercado é que empresas invistam em tecnologias que automatizam o trabalho manual e, assim, otimizam recursos, diminuindo a taxa de erro. Com isso, aumenta a confiabilidade do serviço, e os recursos humanos podem ser mais bem utilizados.
Fonte: Supermercado Moderno